quinta-feira, 19 de junho de 2014

Arquitetura contemporânea: novidades jet set

Então, comecemos por ela:

Em Rotterdam pude avistar de longe a arquitetura periscópio de Neutelings. Como de costume, divertidissimo!















































Na entrada da área de Kop van Zuid, surge o novo centro administrativo, projeto de Koolhaas, o De Rotterdam, cidade vertical onde os edifícios se auto equilibram uns sobre os outros formando uma parede monumental.

À distância é possível visualizar todo o jet set: Ben van Berkel, Renzo Piano, o próprio Koolhaas, Siza, Mecanoo... Tudo dominado.


























Não poderia faltar o novo mercado de Rotterdam! projeto polêmico de MVRDV que está quase abrindo as portas. Este, no centro da cidade.
Finalmente, o mais espetacular de todos, a nova estação de Rotterdam, uma grande chapa dobrada que agora é a porta e de entrada da cidade. O projeto dessa belezura surge da parceria entre Benthem Crouwel Architekts, MVSA Meyer en Van Schooten Architecten e West 8.






Em Amsterdam as novidades jet set não são tão novas assim. Digno de menção é o Nemo, que finalmente consegui visitar, ao menos o terraço. Porque é verão, claro! Confesso que me decepcionei um pouco. Acho que poderia ser um gramadão ao invés de uma escadaria de concreto, ou ao menos uma mescla dos dois. O bacana é a vista da cidade, alegre e quente nessa estação.


Finalmente, algo mais novo é a ampliação do Stedelijk Museum, marcada por um anexo de Benthem Crouwel Architects, que propõe uma cobertura-edifício de acabamento impressionante... Para mais informações ver: http://www.archdaily.com/350843/stedelijk-museum-amsterdam-benthem-crouwel-architects/




Nenhum comentário: