domingo, 26 de julho de 2015

Sobre as bicicletas

Bicicletas. Ai as bicicletas...
Essas são a alma do lugar. Mas em crescente processo de ameaça pelo automóvel.

É muito fácil de andar de bicicleta em Pequim. A cidade é plana e segura para a pedalada. Em quase toda a cidade as bicicletas andam em faixa exclusiva. Quando andam junto com os carros, ganham uma faixa de rolamento só pra elas.

Recentemente foi implantado o sistema de bicicletas públicas. Tentei usar, mas estava escrito em mandarim, acho que querem que seja só para eles mesmo. Acabei alugando uma, o que saiu bem caro. Aliás, aprenderam direitinho a cobrar. De barata a China não tem nada!

A cidade conta com grandes estacionamentos de bikes de todos os tipos.


Faz-se tudo de bike! É o transporte para todas as idades.

Fazendo um contraponto, algumas informações sobre os carros:

Com o recente desenvolvimento e aumento do poder aquisitivo da população, vem crescendo o número de carros na rua. Mas o chinês não pode simplesmente ir na loja e comprar um carro. Ele tem que ter esse direito sorteado. A cada ano sorteiam-se novas licenças. Tem gente que só consegue após 5 anos de tentativa. É uma boa política, mas não está sendo suficiente para segurar o frisson do carro enquanto símbolo de status.


Pequim tem um sistema de rodízio, onde cada número tem que parar um dia da semana. E o chinês adora buzina e puxar o freio de mão no sinal!


Nenhum comentário: