domingo, 26 de julho de 2015

Sobre os Hutongs


Os Hutongs são um tipo urbano tradicional de área residencial e comercial, caracterizados pelas ruas estreitas, ou becos, e pelas casas pátio, onde moradia e comércio muitas vezes se mesclam, e a vida é mais tranquila e silenciosa do que nas avenidas da cidade.


As grandes quadras de Pequim são formadas por uma série de hutongs. Parece que ainda há mais de 600 na cidade, que vem gradativamente dando lugar a edifícios altos.
Alguns hutongs são mais "fashion", com lojas e restaurantes bacanas. Outros são bem residenciais e locais. Todos eles ótimos para serem percorridos de bicicleta. Foi o que fiz.

Uma característica interessante é que, como as casas são voltadas para dentro, a rua tem meio cara de "fundos", à primeira vista pode até parecer que as casas são meio "bunker".
No entanto, a vida na rua é a extensão da vida no pátio, o que acaba colorindo esse espaço urbano um pouco "cinza".

Há também um hutong "fake", que equivale a uma das áreas mais tradicionais da cidade, reconstruída para as Olimpíadas de 2008.


Em vez de restaurarem, demoliram tudo e construíram novamente. Claro que ficou super artificial. É o centro comercial mais turístico da cidade, mas (e por isso mesmo) o que eu menos curti.










Nenhum comentário: