terça-feira, 12 de abril de 2016

Arquitetura surpresa

Outra grande surpresa foi o Constitution Hill, complexo que nem sabíamos que existia. O projeto é do UrbanWorks Architecture and Urbanism, de 2010, vencedor de um concurso internacional.

Antiga prisão do centro da cidade de Joanesburgo, abrigou presos políticos como Gandhi e Mandela.

O complexo abriga museu, áreas livres e o supremo tribunal. O projeto buscou reinventar o complexo como um lugar de triunfo e um guardião da nova democracia da África do Sul.

Segundo os autores do projeto, "um plano de desenvolvimento procurou desbloquear o potencial de mercado do terreno para garantir a sua sobrevivência e sustentabilidade".

O que vemos hoje é uma revitalização que interfere muito pouco no edifício existente, mantendo seu caráter prisional e o desgaste pelo tempo, inserindo pequenas estruturas museográficas e de visitação.

Gandhi ficou preso aqui, por vir à áfrica lutar pelo direito dos negros e mestiços.

Esse é o pavilhão principal de visitação visto de fora.
Algumas estruturas foram mantidas como memória, mas muitas alas foram demolidas dando espaço a novos espaços públicos para a cidade.
O supremo tribunal é um capítulo a parte. Segundo nosso guia, o conceito do projeto se fundamentou na árvore como o local onde os problemas locais são discutidos.
O projeto então deu forma e espaço a essa metáfora, construindo as entradas de luz, os troncos, folhas, raízes...



Achei muito lindo e poético. Só um escritório local poderia dar forma a essa história triste com uma narrativa cheia de nuances.



O espaço público adjacente, que surgiu de várias demolições dentro do antigo terreno do presídio, foi tratado também com singeleza e poesia.

Brises metálicos móveis com gravuras de cenas históricas filtram a luz para dentro da suprema corte.
Por um mundo livre e menos desigual!

Nenhum comentário: