sexta-feira, 15 de julho de 2016

Arquitetura paisagística é o futuro

Mas a grande surpresa surpresíssima foi mesmo o Vertedero Vall d'en Joan, localizado no parque El Garraf. Esse local recebeu resíduos sólidos de toda a província de Barcelona por mais de 40 anos. Há alguns anos foi feito um projeto de conversão do lixão em um parque, projeto do escritório Batlle i Roig Arquitectes.

É impressionante imaginar que essa paisagem contínua já foi um vale preenchido por 80m de lixo! Segundo os arquitetos, se a Sagrada Família estivesse enterrada ali, hoje só apareceriam a ponta das torres!

Não vá esperando um parque convencional, com atividades lúdicas e equipamentos. O projeto está fundamentado exatamente no oposto: a possibilidade de desaparecer com a presença humana e devolver o vale à natureza.

O que se vê hoje (o parque ainda não abriu à visitação oficialmente) são somente algumas áreas de permanência com informações sobre o processo de conversão do lixão em parque. Quase como um parque educativo.
E há também esculturas de gabião com lixo reciclável, funcionando como marcos simbólicos do antigo uso e da necessidade de maior consciência ambiental.

Para mais informações, visite: http://www.plataformaarquitectura.cl/cl/02-142008/en-detalle-restauracion-paisajistica-del-vertedero-de-residuos-de-la-vall-den-joan-batlle-i-roig-arquitectes

A arquitetura paisagística é o futuro das cidades!

Até breve!

Nenhum comentário: